Para todos que correm atrás do sonho de ter o próprio lar, é possível que apareça uma indecisão na hora de decidir qual tipo de imóvel adquirir: casa ou apartamento?
A Sollag Imobiliária explica alguns tipos diferentes de imóveis, suas vantagens e suas desvantagens para te ajudar a entender qual combina mais com você e com seu sonho! Vamos começar?
Apartamento
Os apartamentos se popularizaram muito nas ultimas décadas, sendo ideais para quem gosta da sensação de segurança e praticidade. Outra vantagem é que muitos apartamentos contam com áreas de lazer como churrasqueira, piscina e parquinho, dependendo do condomínio. Os apartamentos podem ser de variados estilos e tamanhos, se adequando ao gosto dos ocupantes, o que leva a variação grande de tipos de vizinho.
Por outro lado, toda essa proximidade com os vizinhos pode chegar a ser um incômodo: o apartamento obedece à lei da boa convivência, com regras rígidas contra silencio, visitas e animais, além de cobrarem taxas de manutenção dos seus serviços e áreas de lazer. Pessoas que valorizam sua privacidade e liberdade podem ter problemas com o apartamento, que também conta com certa poluição sonora dos outros ocupantes.
Casa
Uma das vantagens de realizar o sonho da casa própria é a liberdade pessoal, podendo investir em reformas estruturais, construção de cômodos, piscinas e o que mais for conveniente. A ausência de vizinhos próximos dá uma sensação de tranquilidade e privacidade maior, tendo liberdade para entreter família e amigos sem se preocupar com regras.
Casas podem ser de diferentes tipos, como geminadas (propriedades ligadas umas às outras), sobrados (casas com um ou mais andares) e bangalôs (casas térreas de apenas um piso, que podem ter varandas). As casas são mais espaçosas e com quintais, sendo preferíveis para quem que ter animais de estimação sem restrições ou uma família grande. Os jardins podem ser personalizados de acordo com a preferência do dono, sendo até considerada uma atividade terapêutica para os amantes da natureza.
Porém algumas pessoas podem se sentir vulneráveis morando em uma casa, onde a falta de uma portaria ou segurança pode acarretar em furtos e roubos.
Uma solução?
A melhor maneira de alinhar a segurança que os apartamentos proporcionam com a liberdade da casa própria são condomínios horizontais fechados, sendo uma boa opção para quem quer qualidade de vida. O condomínio providencia segurança em tempo integral com portarias, vigilantes treinados e câmeras de monitoramento.
O condomínio horizontal permitem um tempo tranquilo com a família, com opções de entretenimento e privacidade, porém ainda favorecendo o convívio social com outras famílias, o que é importante para o desenvolvimento emocional das crianças. O condomínio traz lares aconchegantes e um senso de comunidade, sendo a opção certa para quem quer criar raízes e realizar o sonho da casa própria.
- Artigo Anterior 10 Dicas Para Alugar Um Imóvel Pela Primeira Vez
- Próximo Artigo Conheça o condomínio São Joaquim em Vinhedo(SP)