Ariane Gallo

Há vários motivos pelos quais as pessoas podem estar à procura de um imóvel. Dependendo do seu objetivo, os parâmetros mudam e fica mais complexo escolher o imóvel perfeito. Seja o seu objetivo a independência, as mudanças de ares ou como forma rentável de investimento, há dicas que é possível seguir para fazer a escolha certa.

Primeiramente, é preciso estar sempre atualizado sobre a economia do país e como anda o setor imobiliário, que atualmente anda aquecido. Depois de uma análise externa, é preciso fazer uma análise interna do seu orçamento e dos seus recursos financeiros e poupanças. Faça um planejamento das suas finanças, com planilhas que mostrem seus gastos e seus ganhos, para entender o seu poder aquisitivo. Corte gastos desnecessários, quite dívidas e tenha uma reserva para investir em seu imóvel. Feito isso, é hora de tomar decisões: comprar ou alugar? Isso é fundamental na escolha do seu imóvel. Se escolher pela compra, ficar ciente de alternativas como financiamento habitacional (você possui uma parte do valor e o banco dispõe outra parte, sob efeito de juros e análise de crédito), pagamento à vista e negociação com o proprietário.

A compra tem algumas vantagens, tendo liberdade para reformas e valorização do patrimônio ao longo do tempo, que pode se tornar um grande investimento no futuro. Por outro lado, o aluguel é uma opção mais acessível, com menos exigências na hora da compra, tendo que ter um contrato e caução ou até mesmo fiador. Se você precisa se mudar com alguma frequência, alugar um imóvel pode ser a escolha certa para você.  Depois de tomada essa decisão, é hora de definir as suas necessidades e da sua família (se for o caso), como por exemplo, tamanho do imóvel, número de quartos, de banheiros, áreas de lazer, comércios na vizinhança como escolas, parques, padarias e etc. E mais importante, se vai optar por casa ou apartamento.

A casa tem um apelo especial por conta da privacidade que ela propõe. Não é preciso se preocupar com regras de condomínio, é possível ter pets que precisem de bastante espaço e jardins. Já o apartamento tem um apelo mais pela segurança, e não tem que se preocupar com a manutenção do prédio no geral. Por último, é preciso entrar no processo de encontro do seu imóvel com calma e cautela, mas também com precisão. Faça um planejamento que cheque todos os pontos que te interessam em um novo espaço, além de verificar a documentação necessária com profissionais de confiança. É uma escolha que terá grande impacto na sua vida, então é vital que você esteja preparado.

Ariane Gallo

Ariane Gallo, registrada sob o CRECI 160.287, é CEO da Sollag Imobiliária e responsável pela diretoria de marketing e locação desde 2009.