Ariane Gallo

Mudanças são sempre estressantes, mas também muito empolgantes. Para as crianças, às vezes pode ser difícil para ela se acostumar com o fato de que sua casa e sua rotina irão mudar. Porém é possível aliviar a preocupação dos pequenos para que tudo ocorra da maneira mais tranquila possível.

Por onde começar

Explique o motivo da mudança e tudo que positivo que vai acontecer, como a construção de novas memórias e a possibilidade de fazer novos amigos. Se as crianças não forem preparadas com antecedência para a nova realidade, podem se sentir perdidas e estressadas. É preciso que os pais transmitam uma mensagem de tranquilidade de segurança.

Antes da mudança, mostre fotos, mapas e se possível leve a criança para uma visita ao novo ambiente. Se forem se mudar para um condomínio, mostre que terá lugares para brincar e possíveis amigos nos vizinhos. Se for mudar para uma casa, mostre o espaço que pode ser preenchido com pets ou mostre que terá mais espaço para brincar dentro de casa.

Inclua a criança em todos os passos do processo

Deixe a criança participar dos preparativos para a mudança, ou seja, inclua-o na organização, tomada de decisão (especialmente em relação à decoração do quarto, brinquedos, cores), ajude a criança a colocar um quadro na parede ou cozinhar algo para a primeira refeição no lar novo. Anime a criança a explorar o local, a descobrir lugares secretos e divertidos e a brincar com outras crianças, que podem vir a ser novos amigos.

O que está ao novo redor?

Levar a criança para visitar clubes, padarias, sorveterias e parques perto da casa nova pode ser extremamente benéfico para o processo de adaptação. Já que a criança acha que vai perder vínculos, é sempre bom mostrar que outros podem ser feitos. E que novas memórias felizes serão criadas no lugar novo. Festas de despedida e reencontros ajudam a criança a entender que a mudança não necessariamente significa a perda de vínculos.

Pontos para se lembrar sempre
Não esquecer que o diálogo é essencial para qualquer ocasião, entender o que está acontecendo e porque está acontecendo já é meio caminho andado, pois suaviza o sentimento de perda. Não tenha medo das perguntas, busquem juntos as respostas. Antecipe preocupações e faça o máximo para amenizá-las. Não existe receita certa, pois depende de cada situação, de cada núcleo familiar e de cada criança, mas fique tranquilo, a criança irá se acostumar e irá aceitar as mudanças.

Ariane Gallo

Ariane Gallo, registrada sob o CRECI 160.287, é CEO da Sollag Imobiliária e responsável pela diretoria de marketing e locação desde 2009.