Sabemos que colocar um imóvel a venda pode ser um processo que exige tempo, cuidado, paciência e trabalho, do mesmo jeito que é encontrar um imóvel que se adeque aos seus sonhos para compra. Uma possibilidade que minimiza um pouco esse processo é a permuta de imóveis.
A permuta de imóveis é muito praticada quando se refere a mudar de casa ou apartamento. Essa permuta é uma forma de contrato, onde ambas as partes colocam à frente algo de valores equivalentes. Dessa forma, o pagamento não é feito em dinheiro, mas sim através de bens. Esses bens podem ser imobiliários como casas, apartamentos, terrenos e etc. Conte com um corretor de confiança para te ajudar nesse processo. Se por acaso os bens não tiverem o mesmo valor, é possível liquidar a diferença em dinheiro através de um processo chamado torna.
O que faz o processo de permuta atraente é a aceleração no processo de venda e facilidade de fechar negócio frente às dificuldades existentes na venda de imóveis, principalmente em épocas de instabilidade econômica. O perfil do comprador/investidor que pode se beneficiar com a permuta varia bastante, como por exemplo, famílias que querem mudar de localização, o investidor que quer diversificar seus imóveis ou comprador que quer mais agilidade na hora de fechar um contrato.
Outra vantagem de fazer a permuta de imóveis é a facilidade do processo de tributação em casos onde não há compensação adicional além do valor monetário igual entre os imóveis. Dessa maneira, não é necessário pagar o tributo, evitando burocracia. Porém, não se esqueça que para poder permutar, o imóvel precisa estar quitado.
O primeiro passo para iniciar o processo de contrato de permuta da melhor maneira é com o auxílio de um corretor de imóveis, que irá facilitar o processo e tirar suas dúvidas. Depois é preciso escolher os imóveis certos que satisfaçam ambas as partes, levando em consideração preço, estilo e localização dos mesmos. Depois, vem a elaboração do contrato, que é parecido com o de venda ou compra de imóveis, onde são necessários documentos para provar a legalidade, custos de escritura e etc. Mas é primordial que os detalhes sejam revistos com um corretor de imóveis confiável.
- Artigo Anterior 10 Dicas Para Alugar Um Imóvel Pela Primeira Vez
- Próximo Artigo Conheça o condomínio São Joaquim em Vinhedo(SP)