Os condomínios fechados vêm ganhando cada vez mais adeptos devido aos inúmeros benefícios e vantagens que esse tipo de imóvel vem apresentando. Pontos como segurança e opções de lazer são alguns dos motivos que atraem a atenção das pessoas.
Mas, atenção: morar em condomínio fechado é muito diferente de morar em uma casa comum, de rua, em condições independentes. Está pensando em comprar ou alugar um imóvel em condomínio, mas não tem certeza se, de fato, essa é uma opção vantajosa e que atende as necessidades da sua família? Então, você precisa ler este artigo!
Neste texto você verá:
- Como é morar em condomínio fechado
- Como funciona um condomínio fechado
- Quanto custa morar em um condomínio fechado
- Morar em condomínio: vantagens e desvantagens
Você também pode se interessar por: Morar em Vinhedo: conheça as vantagens de viver aqui
Como é morar em condomínio fechado
Morar em condomínio fechado é nunca estar sozinho. Independente de ser condomínio de casas ou apartamentos, a vizinhança costuma ser mais próxima de você e isso já é uma grande vantagem para o caso de algumas necessidades que possam surgir.
Uma questão muito importante que você precisa saber é que existe uma liderança em um condomínio, o síndico, e cabe a ele a responsabilidade de cuidar do condomínio, administrá-lo e fazer cumprir algumas regras entre os moradores.
Como funciona um condomínio fechado
Em um condomínio fechado, você adquire um espaço próprio de uso privado e tem o direito de usufruir das áreas de uso comum e de tudo mais o que o empreendimento pode oferecer aos proprietários.
Para isso, cada morador deve pagar mensalmente uma taxa condominial, que é administrada pelo síndico em prol dos custeios que esse tipo de moradia acarreta.
Essa taxa varia de acordo com o tipo do condomínio, tamanho, quantidade de imóveis e serviços oferecidos. Em posse dessa taxa, o síndico se responsabilizará por pagar os funcionários e as empresas que prestam serviços terceirizados; pagar as contas de água e energia dos espaços do condomínio; por administrar as áreas comuns; adquirir insumos necessários à manutenção diária desses espaços; e até fazer um “caixa” para futuras melhorias ou despesas que possam surgir.
Regras para morar em condomínio
Morar em um condomínio significa viver sob algumas regras. Essas regras estabelecem normas de convivência e devem ser respeitadas por todos, sob pena de multa em caso de descumprimento. Algumas das regras mais comuns envolvem:
- Uso da infraestrutura do condomínio (áreas comuns, consumo de água, energia, velocidade máxima permitida nas ruas internas).
- Regras de comportamento (horários de uso das áreas comuns, circulação de pessoas, horário limite para fazer barulho, como receber visitas, uso de estacionamento).
- Regras para cada imóvel (alguns condomínios impõem regras sobre instalação de ar condicionado, uniformidade em decoração e paisagismo).
- Regras para quem possui pets.
Quanto custa morar em condomínio fechado
Conforme mencionado anteriormente, além do custo de aquisição do imóvel, o proprietário terá custo mensal com taxa condominial. De um modo geral, quanto mais espaços e funcionários o condomínio tiver, mais alta deve ser a contribuição. Condomínios mais estruturados também resultam em um valor mensal maior.
Caso seja necessário, o síndico pode aprovar em assembleia a cobrança de taxas extras, por um período determinado, para suprir necessidades que não estavam programadas.
Além disso, cada proprietário precisa arcar com o custo do IPTU, imposto pago diretamente à prefeitura local. O valor do IPTU também varia de imóvel para imóvel, pois considera a área construída.
Morar em condomínio: vantagens e desvantagens
Saiba que esse tipo de empreendimento habitacional se tornou muito popular no Brasil há décadas em razão de uma série de vantagens, transformando-o em uma opção com ótimo custo-benefício. Confira quais:
Vantagens de morar em condominio fechado
1. Privacidade
Um dos pontos altos de morar em condomínio é a privacidade, onde os moradores podem desfrutar da paz de não ter ninguém apertando o interfone em qualquer horário do dia.
Aliás, em muitos locais, há proibição de interferência de ideologia religiosa ou política nas áreas comuns ou privativas, garantindo ainda mais tranquilidade e respeito aos moradores.
Se você prefere ter um estilo de vida mais reservado, morar em condomínio é uma boa escolha.
2. Maior segurança
Sem dúvida, a segurança é um dos fatores que motivam as pessoas a morarem em um condomínio. Isso porque, normalmente, esses empreendimentos contam com um sistema completo com portaria 24 horas, controle de visitantes, cerca elétrica, biometria, monitoramento por câmeras, ronda motorizada diurna e noturna etc.
Com essa estrutura completa de segurança, pessoas mal intencionadas são desmotivadas a escolher esses locais para a prática de delitos, o que torna o espaço ainda mais protegido e tranquilo.
3. Estrutura de lazer completa
Hoje em dia, esses tipos de empreendimentos possuem uma proposta chamada de condomínio-clube, que é um espaço completo de lazer e entretenimento.
Normalmente, a estrutura contempla piscinas, academia, sauna, sala de cinema, espaço kids e brinquedoteca, salão de festas, área gourmet com churrasqueira, quadras poliesportivas, quadras de tênis e muito mais.
Claro que nem todos possuem essa estrutura, mas há muitos condomínios com uma área de lazer satisfatória, com piscina, academia, parquinho e por aí vai.
Em muitos deles, há até minimercado para atender as necessidades mais emergenciais dos moradores.
4. Menos barulho
Em condomínios há regras bem específicas sobre o barulho, limitando-o em determinados horários. Normalmente nesses locais a Lei do Silêncio é seguida à risca, já que em casos de descumprimento, o morador pode receber advertência ou multa.
Se você é aquele tipo de pessoa que preza por um ambiente mais calmo, longe de barulhos, festas até tarde, essa opção é vantajosa, porque o barulho é controlado dentro e fora das unidades habitacionais.
Além de ter um regimento interno com sanções para quem descumpre a lei do silêncio, em condomínios de casa, por exemplo, elas costumam ser afastadas uma das outras.
5. Ar livre e natureza
Boa parte dos condomínios fechados investem em arborização e áreas verdes abertas, que servem para atividades ao ar livre, momentos de distração e passeios. Se você prioriza esse tipo de espaço, visite o imóvel antes de comprar ou confira na planta como essa questão está projetada.
6. Valorização do imóvel
Imóveis em condomínios fechados são um ótimo investimento, principalmente se houver uma boa administração. Se a ideia é comprar uma casa, apartamento ou terreno para construir, priorize sua escolha em condomínios fechados, pois, caso haja intenção de vender futuramente, você terá uma boa valorização e retorno satisfatório do seu investimento.
Há desvantagens de morar em condomínios?
Algumas questões devem ser observadas por quem pretende morar em um condomínio fechado. Se forem cumpridas, as normas, na verdade, não representam desvantagens. Acompanhe.
1. Pagamentos de taxa
Essa pode até ser considerada uma desvantagem por algumas pessoas, porém as taxas são cobradas para custear todo tipo de serviço que é oferecido pelo condomínio. Todo gasto é programado e, ao morador, compete fazer um planejamento a fim de cumprir com o cronograma financeiro. Vale destacar que as taxas são obrigatórias e precisam ser pagas em dia todos os meses.
Se, por um lado, há o pagamento de taxas, por outro, o morador economiza, pois não precisa assumir mensalidades de clubes ou academia, por exemplo.
2. Regras de convivência
Não há como fugir das regras de um condomínio fechado. Elas são criadas para evitar conflitos entre os moradores ou até mesmo estresse com a administração. Por isso, é algo que precisa ser bem observado e aceito por quem opta por esse tipo de moradia.
3. Possíveis restrições a animais
Se você é do time petlovers, fique atento às regras do condomínio. Há casos em que há restrições para pets em se tratando de circulação nos ambientes de uso comum ou até mesmo de barulho no imóvel. Assim, é importante conhecer a regulamentação do condomínio antes de se mudar.
Agora que você já sabe como é morar em um condomínio, pode avaliar melhor seus planos. Se precisar do auxílio de uma empresa especializada no mercado imobiliário, conte com a Sollag.
Para fazer os negócios mais vantajosos e encontrar aquela casa em condomínio ou apartamento dos seus sonhos, seu lugar é na Sollag Imobiliária, que terá sempre um lar ideal para a sua família.
- Artigo Anterior 10 Dicas Para Alugar Um Imóvel Pela Primeira Vez
- Próximo Artigo Conheça o condomínio São Joaquim em Vinhedo(SP)