O mercado traz tendências positivas para o mercado imobiliário em 2019, parecendo finalmente estar consolidado, sendo que houve um aumento de 30% na compra e construção de imóveis relativos ao mesmo período de 2018. A construção civil pode ser interpretada como um termômetro para o crescimento do mercado imobiliário. De acordo com a revista Exame, a expectativa é que o crescimento se mantenha estável e duradouro em 2019, com uma retomada mais forte especialmente no início do segundo semestre.
Partindo desse otimismo, é interessante falarmos também de tendências do mercado que estão em alta nesse e nos próximos anos. Podemos observar uma maior facilidade de crédito para financiamento e, como esse índice é utilizado como taxa básica de juros, a sua diminuição impacta diretamente a oferta de crédito, é possível ter mais chance de fazer um financiamento com juros menores. Essa diminuição traz pessoas interessadas em adquirir o sonho da casa própria e atrai investidores.
Outra tendência é a queda da inflação, que por vezes pode ser considerado um dos principais vilões do mercado imobiliário, pois abala a confiança do consumidor e faz com que os investidores desistam de compras a longo prazo. É possível perceber uma recuperação em 2019, mantendo a meta da inflação contida. Isso resulta em um efeito dominó, onde o setor civil fornece novos produtos e o mercado atrai novos investidores que movimentam ainda mais a economia.
Como estamos em recuperação econômica, a palavra crise está deixando de fazer parte do dia-a-dia do brasileiro, aumentando a confiança do consumidor no mercado e em seus investimentos. Esse é o momento que as imobiliárias devem triplicar seus esforços de atração, para conquistar esse consumidor otimista e ajudá-lo a encontrar um imóvel. Por fim, a utilização das plataformas digitais é tendência em todos os mercados, e o imobiliário não é exceção. Realidades virtuais, onde o consumidor pode fazer um tour da propriedade sem sair de casa é uma das possibilidades, além do atendimento exclusivo online e sites de integração, que auxilia tanto os consumidores quanto os corretores.
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