Ariane Gallo

Você sabia que os fundos imobiliários podem proporcionar uma renda de aluguel sem ter que comprar um imóvel ou se preocupar com a gestão de casa, apartamento ou mesmo prédio comercial? 

Saiba que essa modalidade de investimento é uma aplicação considerada mais simples e barata e, por isso, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.  Vem com a gente entender o que são fundos imobiliários! 

O que são fundos imobiliários? 

O fundo imobiliário é uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para aplicar em conjunto no mercado imobiliário.  

Essa modalidade de fundo usa o dinheiro desses investidores na construção ou na aquisição de imóveis que, posteriormente, serão locados ou arrendados. 

A partir disso, os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes do fundo imobiliário, na proporção em que cada um investiu seu dinheiro. 

Lembrando que todos os critérios adotados precisam seguir objetivos e políticas pré-definidas.  

Como funcionam os fundos imobiliários? 

Para você entender, a soma dos recursos que fazem parte deste patrimônio é dividido em cotas. Além disso, o investidor não está comprando um imóvel, mas sim investindo em cotas.  

Sendo assim, o cotista não pode exercer nenhum direito real sobre os empreendimentos do fundo, além de não responder pessoalmente por obrigações relacionadas a eles, já que tudo isso é responsabilidade do administrador, ou seja, da instituição financeira contratada para a manutenção da carteira. 

Na prática, funciona da seguinte forma: 

O fundo imobiliário é constituído por uma gestora e dividido em milhares ou milhões de cotas que, por sua vez, são vendidas na Bolsa de Valores para investidores, que podem ser pessoas físicas e institucionais. 

Lembrando que esse fundo criado por investidores pode comprar ou construir imóveis com os recursos das cotas vendidas, além de aplicar em produtos financeiros do mercado imobiliário; 

Outro fator importante é que o fundo é administrado com o objetivo de gerar o melhor retorno comercial com base nas intenções dos investidores. 

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários 

Segurança: os fundos buscam sempre as melhores opções de empreendimentos e bons inquilinos, além de ter gestão profissional, garantindo transações seguras e transparentes. 

Barato para investir: com poucos dinheiro é possível adquirir cotas dos principais Fundos Imobiliários. 

Fácil de comprar e vender: esse tipo de fundo possui alta liquidez e você consegue comprar cotas por meio da plataforma da corretora.  

Lucro todos os meses: os valores obtidos com aluguéis e venda dos imóveis são distribuídos mensalmente para os cotistas, gerando renda passiva frequente. 

Menos impostos: os rendimentos são isentos de Imposto de Renda, potencializando o retorno do dinheiro investido. 

Na hora de investir, seu lugar é na Sollag Imobiliaria, que está sempre em busca das melhores opções de investimento, seja para aplicar seu dinheiro ou para encontrar o lar ideal para a sua família.  

Gostou do artigo? 

Continue nos acompanhando aqui no nosso blog, pois trazemos sempre assuntos importantes sobre o segmento, novidades e tendências do mercado imobiliário.  

Ariane Gallo

Ariane Gallo, registrada sob o CRECI 160.287, é CEO da Sollag Imobiliária e responsável pela diretoria de marketing e locação desde 2009.