Vai alugar um imóvel, mas ainda não sabe qual opção de garantia locatícia utilizar na transação? Esse recurso é escolhido na hora da realização do contrato de aluguel e tem como objetivo dar maior segurança entre as partes envolvidas.
Na Sollag existem quatro opções de garantias para você escolher a que faz mais sentido para sua realidade. Para te deixar melhor informado, leia sobre:
- O que é garantia locatícia?
- Quem escolhe a garantia locatícia?
- Quais são as garantias locatícias disponíveis na Sollag?
- Saiba como alugar um imóvel pela Sollag
O que é garantia locatícia?
A garantia locatícia é um acordo financeiro que protege o proprietário de imóvel contra inadimplência ou danos causados pelo inquilino, assegurando que as obrigações contratuais sejam cumpridas.
Para o inquilino, oferece proteção contra despesas inesperadas, funcionando como uma rede de segurança.
Quem escolhe a garantia locatícia?
Geralmente quem escolhe quais garantias locatícias podem ser disponibilizadas para um determinado imóvel é o proprietário.
No entanto, cada imobiliária pode trabalhar com opções diferentes e a definição, na hora de realizar o contrato de locação, é feita em acordo com todas as partes envolvidas.
Quais são as garantias locatícias disponíveis na Sollag?
Na Sollag, após escolher o imóvel ideal para viver, você pode escolher uma entre quatro opções de garantias locatícias.
Com isso você tem maior flexibilidade e consegue encontrar a que melhor se encaixa no seu perfil e no seu momento de vida.
As opções disponíveis são:
1. Fiador
O fiador é uma garantia locatícia tradicional e muito utilizada, onde uma terceira pessoa, geralmente próxima ao inquilino, compromete-se a arcar com as obrigações financeiras do aluguel, caso o locatário não o faça.
Para ser fiador, é necessário cumprir certos requisitos, como:
- ter um bom histórico de crédito;
- comprovar renda superior a três vezes o valor do aluguel;
- possuir um imóvel quitado no estado de São Paulo.
2. CredAluga
A CredAluga é uma plataforma parceira da Sollag, que oferece a troca do fiador pelo cartão de crédito, promovendo maior flexibilidade para quem não tenha uma terceira pessoa que cumpra com os pré-requisitos.
Além dessa vantagem, ainda é possível usufruir de uma contratação 100% online e pagamento facilitado.
Benefícios para o locador:
- análise de crédito responsável, com foco na aprovação somente de bons pagadores;
- coberturas que garantem a adimplência do aluguel, encargos (IPTU, Condomínio, água, luz e gás), multa e danos ao imóvel;
- jurídico especializado em locação;
Benefícios para o locatário:
- sem fiador;
- sem Seguro-Fiança;
- conveniência de uma abordagem totalmente digital;
- melhores taxas do mercado;
3. Seguro-Fiança
O Seguro-Fiança é uma forma moderna e prática de garantia locatícia, que oferece segurança tanto para o locador quanto para o locatário e funciona em três passos:
- Análise de Crédito: a seguradora é responsável por realizar a análise de crédito do potencial inquilino. Uma vantagem interessante é a possibilidade de incluir “Locatários Solidários” no processo, o que permite a soma de rendas de mais de uma pessoa para facilitar a comprovação da capacidade de pagamento do aluguel;
- Flexibilidade de Pagamento: Você pode optar por parcelar o custo do seguro em até 30 vezes no cartão de crédito, ou, se preferir, pode realizar o pagamento à vista por meio de boleto bancário. Essa flexibilidade torna o Seguro-Fiança acessível para diferentes perfis de inquilinos e suas respectivas situações financeiras;
- Proteção ao Locador: Em caso de inadimplência por parte do locatário, o Seguro-Fiança garante ao proprietário do imóvel o pagamento de uma indenização, de acordo com a cobertura contratada.
4. Título de capitalização
O Título de Capitalização é uma alternativa de garantia locatícia que envolve a aquisição de um título de crédito emitido por empresas de capitalização.
Esta opção funciona da seguinte maneira:
- Valor do título: O montante a ser investido no Título de Capitalização varia de 3 a 6 vezes o valor mensal do aluguel;
- Pagamento único: A aquisição do título é feita através de um pagamento único, efetuado à vista por meio de boleto bancário, eliminando a necessidade de pagamentos recorrentes;
- Duração do contrato: O contrato de locação vinculado ao Título de Capitalização pode ter vigência de 18, 24 ou 30 meses, oferecendo flexibilidade de acordo com a duração do arrendamento desejada por ambas as partes;
- Devolução ao final: Uma das grandes vantagens do Título de Capitalização é a devolução do valor investido ao término do contrato, contanto que não haja pendências ou inadimplência por parte do locador. Isso proporciona ao locatário uma forma de poupança, pois recupera o valor ao final do período de locação, caso todas as obrigações tenham sido cumpridas.
Saiba como alugar um imóvel pela Sollag
A escolha da garantia locatícia é um dos três passos principais na hora de alugar um imóvel pela Sollag. Para finalizar o seu processo, é necessário entregar a documentação pedida.
Mas antes de qualquer coisa, é necessário escolher o seu futuro lar. Por isso, confira os imóveis disponíveis e conte com a nossa equipe especializada para te guiar por todos os passos, de forma ágil e transparente.
- Artigo Anterior 10 Dicas Para Alugar Um Imóvel Pela Primeira Vez
- Próximo Artigo Conheça o condomínio São Joaquim em Vinhedo(SP)