Está iniciando um novo ciclo em Vinhedo? É hora de conhecer o Manual do Locatário da Sollag, pois é comum que esse processo venha também com muitas dúvidas sobre o que fazer ou não.
Por isso, preparamos este artigo para você entender mais sobre:
- Como funciona a vistoria de imóveis?
- Como funciona a entrega das chaves?
- Como realizar o pagamento do aluguel?
- Quais são as taxas que devem ser cobradas?
- De quem é a obrigação de realizar manutenção no imóvel alugado?
- Como é feita a desocupação do imóvel?
- Como renovar um contrato de locação?
Como funciona a vistoria de imóveis?
A vistoria de imóveis é uma inspeção detalhada que averigua as condições de um imóvel. Após esse procedimento é gerado um laudo, que pode conter um texto descritivo e fotografias, para atestar a forma que se encontra itens como:
- pisos;
- portas;
- janelas;
- armários;
- paredes;
- teto.
- Entre muitos outros pontos que atestam o estado do imóvel
Junto ao Contrato de Locação, é entregue ao locatário o Laudo de Vistorias de Entrada em até três dias úteis, relatando as reais condições do imóvel.
Se houver divergência, o locatário tem um prazo de cinco dias para contestar por escrito a vistoria. A contestação poderá ser protocolada no departamento de vistoria.
Se tiver dúvida do por que a vistoria deve ser contestada por escrito, pense que é para a segurança do inquilino, do locador e da administradora, pois constitui prova que pode ser analisada a qualquer tempo.
É importante saber distinguir a contestação com a solicitação de manutenção: a contestação são situações com as quais o locatário não concorda ou acredita estar em desacordo com o Laudo de vistoria, enquanto que a solicitação de serviços é tudo o que precisa ser consertado no imóvel, sendo requerido separadamente, independentemente de contestação. “ e mediante autorização do proprietário”
Nesse caso, os serviços, obras ou reparos solicitados na Proposta de Locação serão efetuados somente após a assinatura do contrato e mediante a autorização do proprietário.
Como funciona a entrega das chaves?
A Sollag fará a entrega das chaves. Além disso, também é feito um pré cadastro junto a administração do condomínio para que o locatário realize o agendamento da mudança e gere sua autorização.
Verifique com o síndico os dias e horários de mudança permitidos pelo edifício, pois alguns edifícios cobram taxa de mudança, cujo valor e forma de pagamento dependem de cada condomínio.
Recomendamos que seja trocado o segredo da fechadura e que antes de ligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos na tomada, teste a tensão. Este teste é feito com uma chave medidor de energia, que o locatário recebe como um brinde da imobiliária.
Lembre-se também de conferir o chuveiro. O registro geral deve ser aberto para que todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga funcionem. Caso não funcione, verifique se não há um registro local.
Atenção para que no caso de prédios sem porteiros ou casas com portão fechado, é de responsabilidade do locatário estar presente ou providenciar acesso aos funcionários da SANEBAVI e CPFL, para que sejam feitas as devidas ligações de energia e água no imóvel. Consulte o síndico sobre a fatura do gás, para verificar se é cobrada juntamente com o condomínio ou à parte.
Como realizar o pagamento do aluguel?
O pagamento do aluguel deve ser feito via cobrança bancária. Junto com o aluguel também deverão ser pagos o IPTU e a taxa de condomínio, além do seguro incêndio.
Atenções necessárias ao retirar o boleto
É importante conferir o boleto de aluguel assim que o receber, e não somente no dia do pagamento, pois devido normas do Banco Central, todos os boletos são registrados no sistema bancário quando gerado; o que impossibilita que a empresa faça qualquer alteração no título após a sua emissão/registro, especialmente quanto ao dia do vencimento.
Quando o seu aluguel vencer em um final de semana ou feriado, você poderá pagá-lo no primeiro dia útil após o vencimento sem qualquer acréscimo.
Desta forma, deve-se atentar à data limite de pagamento registrado no boleto, pois em virtude da impossibilidade de alteração determinada pelas normas do sistema bancário e também pelo contrato de locação, se o pagamento não for efetuado até a data estipulada, o cliente perder o desconto referente à bonificação do referido mês.
Por este motivo, sugerimos que sempre que possível, o cliente programe a data do pagamento do título para um dia antes do vencimento, pois no caso de alguma eventualidade como falha no sistema bancário, perda de horário do banco, extravio do boleto ou outro motivo que impossibilite o pagamento, o cliente terá tempo hábil para solicitar a reemissão do boleto sem o risco de perder a bonificação.
Retirada da Segunda Via
No caso de não recebimento do boleto para pagamento em até dois dias antes do vencimento, o locatário deve retirar pessoalmente a segunda via na Sollag Imobiliária ou na nossa área do cliente, ou pelo aplicativo Owli.
Importante ressaltar que a Sollag não recebe valores em seu escritório e não aceitamos o pagamento de aluguel através de depósito bancário. A empresa disponibiliza diversas formas para retirada do boleto, de modo que o não recebimento não isenta o locatário da perda de desconto em caso de pagamento fora do prazo.
Condições especiais
Em caso de greve bancária que coincida com a data de vencimento do aluguel, o locatário poderá, exclusivamente neste caso, pagar o aluguel nos escritórios da empresa das 8h30 até 17h30, com opções de pagamento sendo cheque à vista, dinheiro ou cartão de débito.
Cartão de crédito não é aceito para pagamento de aluguel. Por questões de segurança e agilidade, sugerimos que o cliente sempre tente pagar o aluguel primeiro em caixas eletrônicos ou internet.
Quais são as taxas que devem ser cobradas?
O locatário deve realizar o pagamento de um boleto único da imobiliária, que já contém os valores de aluguel, IPTU e taxa de condomínio.
De quem é a obrigação de realizar manutenção no imóvel alugado?
O inquilino deve cuidar do imóvel como se fosse seu, mas para além disso a Lei do Inquilinato rege essa questão e prevê quais são as obrigações do locador e locatário, dividindo essa questão da seguinte maneira:
No caso de surgir um problema, o inquilino deverá comunicar a Sollag Imobiliária por escrito, provando que tomou o cuidado de levar o fato ao conhecimento do locador imediatamente, evitando assim que os problemas se agravem e que o inquilino seja responsabilizado por negligência.
Como é feita a desocupação do imóvel?
As providências necessárias para a entrega do imóvel são as seguintes:
- Avise com até 30 dias de antecedência que você irá desocupar o imóvel;
- A vistoria de saída será agendada;
- O imóvel deverá ser devolvido conforme a vistoria de entrada. Se a pintura era nova quando locou o imóvel, deverá ser entregue com o mesmo padrão de cores;
- Apresentar a última conta a CPFL (consumo final pago);
- Apresentar a última conta paga da SANEBAVI (recibo pago);
- Apresentar a fatura final do gás;
- Para a entrega das chaves, todas as exigências acima devem ter sido atendidas;
- As presentes providências estão previstas na Lei do Inquilinato (8.245/01), bem como nas disposições contratuais;
- Apresentar a quitação do gás, quando este é cobrado à parte do boleto do condomínio.
Como renovar um contrato de locação?
Desde que ambas as partes estejam de acordo, realizar o processo de renovação é bastante simples.
Basta manifestar o interesse na renovação com pelo menos 30 dias antes do fim do contrato atual.
Na renovação do contrato é realizada uma avaliação e a proposta de reajuste é apresentada ao proprietário. Assim, caso ele aceite o valor da locação é reajustado de acordo com os índices do mercado.
Como é o cálculo do reajuste de aluguel é realizado?
O reajuste do aluguel é calculado com base em um índice de inflação, como o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aplicando-se esse índice sobre o valor atual do aluguel.
Por exemplo, se o aluguel atual é de R$1000,00 e o IGP-M foi de 5%, o novo aluguel será de R$1050,00.
Agora que você já entendeu como vai funcionar o seu processo de locação a partir daqui, conte com a equipe da Sollag para continuar tendo todo o suporte necessário. Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.
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